terça-feira, 11 de maio de 2010

A primeira vez a gente nunca esquece!


Olá queridos leitores que acompanham este blog! Que nesse momento sou apenas eu! :)
Esta primeira postagem é muito especial, pois marca o nascimento desse blog no dia 11 de maio de 2010, mesmo dia que saiu a lista de jogadores convocados para a décima nona edição da Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Eis a seleção escalada pelo técnico Dunga:

Goleiros: Julio César, Gomes e Doni
Laterais: Maicon, Daniel Alves, Gilberto e Michel Bastos
Zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva
Meio campistas: Gilberto Silva, Ramires, Josué, Felipe Melo, Elano, Kleberson, Kaká e Julio Baptista
Atacantes: Luis Fabiano, Robinho, Nilmar e Grafite.

Logo após a divulgação dos 23 jogadores houve uma coletiva de imprensa junto ao técnico (Dunga) e auxiliar técnico (Jorginho). Durante mais ou menos uma hora e meia houveram momentos tranquilos outros nem tanto, no entanto, a pergunta que não quer calar é: O Dunga acertou em sua convocação para a Copa do Mundo de Futebol na África do Sul?

O Dunga que não foi um excepcional jogador quanto a quesitos técnicos, foi um grande jogador de grupo, um líder. Ele montou um time competitivo. Fechou um grupo. Com certeza não é o time mais técnico do Brasil, senão certamente nomes como o de Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Elias (mais técnico que Felipe Melo) e até Alex (Fenerbahce, ex-palmeiras) não ficariam de fora. Contudo, o atual técnico da seleção com base em sua tão falada coerencia, montou um time em 3 anos e meio que não é o melhor técnicamente pelo aquilo que o Brasil pode oferecer de melhor, mas acredito que seja um GRUPO muito forte e como brasileiros, temos a REGALIA de montar um time que não têm o de melhor que o país pode oferecer e ainda ser o FAVORITO para uma copa do mundo. Infelizmente o que importa para a maioria é vencer. Não tenho dúvidas que este grupo do Brasil vai longe nessa copa, acredito que serão campeões, mas não nos oferecerão um futebol de encher os olhos como em 1982, que não foi campeão.
Fiquei me perguntando se eu preferiria um time como
o de 1982, altamente técnico, toque de bola, jogadas mágicas e que não foi campeão ou um time como o de 1994, que não tinha um futebol nem de longe perto do time de 1982, mas que foi campeão.





E a resposta que eu obtive de mim mesmo ao pensar um pouquinho foi: Eu prefiro a seleção de 1958!!! Com um futebol de encher os olhos e o coração, que sai perdendo a final de uma copa do mundo, continua jogando com tranquilidade, e terminam o jogo vencendo por 5x2. Um time com reservas do mesmo nível dos titulares (com excessão de Zagallo, inferior aos demais jogadores), um time em que o mito do futebol começou como um coadjuvante reserva e terminou como um herói chamado Pelé, que por forças do destino ganhou a camisa de número 10!
Será que o Brasil, o país que apesar de não ser o inventor é chamado e conhecido como "o País do Futebol", não consegue mais montar um time desses??
Eu entendo perfeitamente todas as explicações do técnico Dunga e acho sim que ele está sendo coerente, infelizmente o ser humano é cheio de vaidades e talvez ele queira evitar algumas complicações nesse sentido também, mas como amante do Futebol não posso concordar com sua escalação, faltou arriscar. Faltou Ganso, faltou Neymar.

Agora o que resta é torcer! Assistir a Copa, esperar aperecer algum time que surpreenda, encha os olhos e seja campeão, como o Brasil de 1958. Como brasileiro torcerei para o Brasil, mas como amante desse esporte torcerei pelo futebol perfeito: belo e vencedor!

Agradeço a todos!
E como o técnico Dunga hoje escalou a seleção pela primeira vez para uma Copa do Mundo eu escrevi nesse Blog, o "Paixão da Nação".

E a primeira vez.... a gente nunca esquece!







5 comentários:

  1. Querido André,

    Concordo plenamente com você. O esporte reflete o espírito de seu povo. E nós não somos frios, calculistas ou previsíveis. A beleza, a glória da reinvenção do futebol e a criação do estilo brasileiro sempre foram gerados através da alegria de viver.
    Penso que o Dunga esqueceu que o mérito também vem de ousar, de arriscar no que se acredita, mesmo que se pague um preço no resultado. Quem disse que estamos nesta vida só para produzir resultados? Ou melhor quem disse que o melhor resultado não pode ser aquele que se atinge com a alegria, que ainda vemos nos africanos.
    Este resultado compromissado com os patrocinadores, não me parece o melhor caminho.

    Abraços,

    Célio da Cunha Campello

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente parabéns pelo blog Campellote, o primeiro post ficou féra.

    Difícil de discutir e chegar a uma conclusão. Pois temos de exemplo a seleção de 2006, que teoricamente estavam presentes os melhores jogadores em atividade do país. E acabou não demonstrando um futebol de encher os olhos, nem muito menos o coração. Agora é esperar o final da Copa, pra depois soltarmos a corneta, ou engolirmos o Dunga. Enquanto isso fazemos nosso papel aqui, torcer! VAI BRASIL!!!

    ResponderExcluir
  3. O Dunga faz o que pode dentro do conhecimento tático limitadíssimo dele. Para jogar ofensivamente e com segurança precisa o treinador precisa saber como usar um 4-3-3 por exmplo de uma forma que não comprometa a marcação. Como ele está em seu primeiro trabalho como técnico profissional acredito que armou um time que prioriza uma defesa muito dificil de ser passada e consiga o resultado positivo nas bolas paradas ou em eventuais jogadas que sobressaia o talento individual de um ou dois jogadores. Mas temos que torcer muito para o Kaká jogar bola... pq caso contrário a bola só vai chegar no ataque via chutão.

    Abraço Dé

    ResponderExcluir
  4. Deh,

    eu não entendo muito de futebol. Mas eu gostei do jeito que você tá escrevendo, do ponto de vista jornalístico tá bem interessante pq vc mistura informação com crítica e dá seu toque pessoal.
    Eu acredito na convocaçnao do Dunga, mas acho que o Neymar deveria ter sido convocado pq eu adorooo ele. Ele é sucesso!
    Espero que bastante gente entre no seu blog.

    Bjooh Deh

    ResponderExcluir
  5. Deh ficou muito bom o blog!
    Já votei sobre a escolha do Dunga tbm...rs
    Achei que foi coerente! Nem a melhor escolha nem a pior, apenas coerente com o que ele vem falando há 3 anos e meio...
    Entrarei mais vezes!
    bjaoooo

    ResponderExcluir